A Área Metropolitana do Porto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, elaborou o Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas (PACD-AMP), onde estão identificados os Planos de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI). Assim, e em resposta ao convite da AMP, no âmbito do Investimento RE-C03-i06.03 do PRR, surge o PAOITI da Póvoa de Varzim (PVZ) elaborado pelo Município da Póvoa de Varzim, em estreita parceria com o Município de Matosinhos e o Município de Vila do Conde, integrantes da Unidade Territorial Local Litoral Norte.
Este Plano de Ação conta com o envolvimento de diferentes atores locais que atuam em prol da coesão social apresentando respostas de proximidade, articuladas e eficazes para minimizar as diferentes vulnerabilidades das comunidades desfavorecidas, consubstanciadas em ações e intervenções focadas na redução da pobreza e da exclusão, na valorização e ampliação de competências humanas, sociais e económicas e na promoção e capacitação dos recursos e das instituições parceiras.
O PAOITI PVZ apresenta-se como uma medida inovadora integrada na estratégia social definida pelo Município, em parceria com um conjunto diversificado de agentes e entidades locais, através da implementação e execução de Operações Individuais (OI), ou seja, projetos de âmbito social centrados na participação dos cidadãos e das organizações. Estas OI assentam sob 4 eixos de intervenção: Saúde e Envelhecimento Ativo; Cidadania e Participação; Inclusão e Intervenção Social e Gestão, Monitorização e Avaliação.