Como referiu Manuel Angélico, vereador do Pelouro do Ambiente presente na sessão, “o principal objectivo na realização deste Plano de Actividades é sensibilizar a população escolar para as questões ambientais, promovendo comportamentos ambientalmente correctos”. Manuel Angélico lembrou ainda que “a Câmara Municipal decidiu integrar o Comissão de Entidades Participantes no Ano Internacional do Planeta Terra que decorre entre 2007 e 2009, procurando criar uma consciência ecológica e demonstrar que existem novas e atractivas formas, através das quais as ciências da Terra podem ajudar as futuras gerações a enfrentar os desafios, de modo a se conseguir um mundo mais seguro e próspero”.

Salientar a importância de um Desenvolvimento Sustentável e promover hábitos de reutilização de materiais são objectivos cruciais do Plano de Actividades proposto pela LIPOR do qual se destacam actividades como a “Agenda 21 Escolar” e “Um Ecoponto com Pinta”, iniciativa que propõe a elaboração de um Ecoponto pelos alunos na escola que frequentam.

Compostagem caseira, concursos, oficinas e sessões temáticas, visitas de estudo, jogos e ateliers são algumas das actividades agendadas pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal que desafiam a imaginação dos mais novos e a capacidade de mobilização das escolas. O “Projecto Rocha Amiga” foi uma das acções apresentada, esta manhã, por Elisabete Campos (Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos) e está integrado nas celebrações do Ano Internacional do Planeta Terra 2008 tendo por tema central a importância das ciências da terra para o desenvolvimento sustentado da sociedade. Esta acção dirige-se, essencialmente, para alunos do 7º ano de escolaridade, sensibilizando-os para o papel das Geociências. Outra acções promovidas pelo município com enorme êxito irão repetir-se este ano.  Os Postais de Natal e Eco-rotundas de Natal são dois dos concursos que o Pelouro do Ambiente organiza e as escolas do concelho aderem, contribuindo para o embelezamento da cidade através da reutilização e reciclagem de materiais, numa atitude ecológica. A “Operação Tampinhas” é outra iniciativa de sucesso sendo que, até à data foram entregues 8300 kg de tampas. Com esta campanha, a autarquia pretende angariar o maior número de tampas possível para a aquisição de aparelhos e equipamentos médicos ou ortopédicos para as instituições mais carenciadas do concelho.

Em parceria com o FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), a Câmara Municipal desenvolve, no ano lectivo 2007/2008, a acção “Alterações climáticas e Biodiversidade Dunar” de modo a envolver os mais novos em questões ambientais num apelo à conservação do litoral. Recorde-se que no ano lectivo anterior a campanha proposta pelo FAPAS designava-se “A Escola protege a fauna e a flora dunares” que consistiu no desenvolvimento de actividades que visavam a protecção do litoral e das dunas. A Escola nº 3 de Aguçadoura foi a grande vencedora deste projecto. Entre as acções que valeram à escola aguçadourense o 1º prémio contam-se as acções de limpeza da praia, a plantação de estorno ou ainda o arranque de chorão, uma planta considerada invasora.