O objetivo principal é promover a saúde, a qualidade de vida, a autonomia e o envelhecimento bem sucedido dos deficientes militares, de forma a prevenir a dependência, a precaridade, a exclusão e o isolamento.

O PADM está focado nos seguintes pontos: ajudar a apoiar os deficientes militares no domínio da reabilitação e assistência; disponibilizar o apoio dado pelo Ministério da Defesa Nacional, visto que, têm direito à reparação material e moral pelas deficiências adquiridas ao serviço das forças armadas; ter em atenção também os cuidadores das pessoas com deficiência militar e por fim pagar uma pensão conforme as medidas previstas na lei.

Para a divulgação deste plano foi ainda desenvolvido um prospeto, que pretende informar melhor sobre para que serve o PADM, a quem se destina e quais os contatos a utilizar.

O Plano funciona sob a coordenação técnica do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, a partir de alguns polos, que ficam nas delegações do Porto, Coimbra, Lisboa, Açores e Madeira.

Para contactar ou, simplesmente, para obter mais informações pode falar com um técnico da equipa de implementação responsável pela área geográfica de residência. Por telefone, ligando para o número 800 100 103 ( Linha de Atendimento dos Deficientes Militares).