A CMDF foi constituída pelas seguintes entidades: Vereadora do Pelouro do Ambiente, Andrea Silva (em representação do Presidente da Câmara Municipal e da CMDF); elemento do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Patrícia Castro; responsáveis das instituições Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, GNR (Posto da Póvoa de Varzim e SEPNA Matosinhos), PSP; ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta) e ainda da Portucalea (Associação Florestal do Grande Porto) e representante dos Presidentes de Junta – José Araújo, presidente da Freguesia de Balasar.

Nesta reunião o Gabinete Técnico Florestal informou a Comissão Municipal da Defesa da Floresta sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da proteção (com enfoque na prevenção) da área verde concelhia e apresentou o POM 2014 (numa elaboração em parceria com a Portucalea). O encontro serviu ainda para a análise da época de incêndios do ano passado.

De registar que o POM de 2014 foi aprovado por unanimidade e encontra-se operacional para a época de prevenção de incêndios que se aproxima.