PROGRAMA

Este ano, foram escolhidos versos retirados de diferentes poemas de Ana Luísa Amaral como tema universal das 11 Mesas do programa. Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, haverá 10 mesas no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim. Fica reservada para dia 20, segunda-feira, a última mesa que vai decorrer em Lisboa.

O festival literário também é escolhido por escritores e editores para o lançamento de publicações. Dos perto de 40 livros que serão apresentados, destaque para as edições municipais: D’ Escritas 1 Dia II e Casa Vazia.

D’ Escritas 1 Dia II resulta das residências literárias realizadas por autores convidados em diferentes espaços da nossa cidade (Museu Municipal, Casa Manuel Lopes e Fundação Dr. Luís Rainha) em 2020. Neste livro, o leitor descobrirá por si próprio o jogo de espelhos apresentado por 17 autores com trabalhos coletivos ou individuais: Adélia Carvalho, Alex Gozblau, Álvaro Laborinho Lúcio, Aurelino Costa, Carlos Quiroga, Ivo Machado, Jaime Rocha, José Alberto Postiga, José Mário Silva, Laia Malo, Luís Ricardo Duarte, Patrícia Portela, Paulo Sérgio BEJu, Raquel Patriarca, Renato Filipe Cardoso, Rui Spranger, Rui Zink.

Casa Vazia resulta da experiência de 8 autores, em confinamento, em 2021. Afonso Reis Cabral, Bruno Vieira Amaral, Filipa Martins, Manuel Jorge Marmelo, Margarida Ferra, Maria Quintans, Ricardo Fonseca Mota e Teolinda Gersão são os escritores que participaram nesta residência.