O mês de março trouxe a continuidade da celebração da Literatura, depois do mais concorrido Correntes d’Escritas de sempre, no mês anterior.
Alguns dos momentos mais marcantes, celebrados com os jovens, aconteceram no Dia Mundial da Poesia, na última sexta-feira, 21.
O dia inteiro foi dedicado a atividades no Diana Bar, numa ligação estreita entre a Biblioteca Municipal e as escolas do concelho, mais concretamente, as bibliotecas escolares.
Durante a manhã, o Vereador da Cultura, Luís Diamantino, teve o privilégio de proceder à abertura das atividades diante de uma vasta plateia. Com o título “Um mar de possibilidades… anda ver o meu país de marinheiros…”, realizou-se a declamação e dramatização de poemas por alunos de todos os agrupamentos do concelho.
Foi ainda aplicado no Diana Bar o “Estendal Poético” com a suspensão, em cordas, de poemas de poetas portugueses ilustrados pelos alunos de todos os agrupamentos e escolas não agrupadas da Póvoa de Varzim, desde os Jardins de Infância ao Secundário. A par do estendal, foi inaugurada a “Galeria dos Poetas”, uma exposição de rostos dos poetas escolhidos por cada agrupamento ou escola não agrupada.
À noite, e novamente no Diana Bar, o Dia Mundial da Poesia voltou a reunir dezenas e dezenas de pessoas num Sarau Poético, organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
A partir da epopeia portuguesa dos Descobrimentos, foram revisitados alguns dos nomes e respetivos textos mais emblemáticos da Literatura Portuguesa. Pela declamação e leitura dramatizada dos textos selecionados, pretendeu-se comemorar os 8 séculos de afirmação da Língua Portuguesa e das comunidades lusófonas no mundo.
A preparação desta atividade englobou os contributos de alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Aver-o-Mar, desde o Pré-escolar ao 3º ciclo.
Recordamos que março trouxe a celebração da nossa língua, quer falada quer escrita. No dia 7, mais de 100 alunos de escolas do concelho reuniram-se para escrever, no Diana Bar, em mais uma edição das Olimpíadas da Escrita. A iniciativa insere-se no Projeto Escola da Minha Vida, da Casa de Juventude. E de 14 a 21, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto promoveu a Semana da Leitura. Com a temática global da Língua Portuguesa, apresentou-se um programa diversificado, desde a Oficina do conto musical a Sessões Especiais de leitura no hospital e A Beneficente, ou ainda workshop e apresentação de livro.
Mas a Póvoa de Varzim tem ainda outras correntes de leituras reservadas para o mês de abril, altura em que se irá celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, oportunidades que a Biblioteca Municipal aproveita para comemorar em verdadeira Festa do Livro e da Leitura.