Alguns dos momentos mais marcantes, celebrados com os jovens, aconteceram no Dia Mundial da Poesia, na última sexta-feira, 21.

O dia inteiro foi dedicado a atividades no Diana Bar, numa ligação estreita entre a Biblioteca Municipal e as escolas do concelho, mais concretamente, as bibliotecas escolares.

Durante a manhã, o Vereador da Cultura, Luís Diamantino, teve o privilégio de proceder à abertura das atividades diante de uma vasta plateia. Com o título “Um mar de possibilidades… anda ver o meu país de marinheiros…”, realizou-se a declamação e dramatização de poemas por alunos de todos os agrupamentos do concelho.

Foi ainda aplicado no Diana Bar o “Estendal Poético” com a suspensão, em cordas, de poemas de poetas portugueses ilustrados pelos alunos de todos os agrupamentos e escolas não agrupadas da Póvoa de Varzim, desde os Jardins de Infância ao Secundário. A par do estendal, foi inaugurada a “Galeria dos Poetas”, uma exposição de rostos dos poetas escolhidos por cada agrupamento ou escola não agrupada.

À noite, e novamente no Diana Bar, o Dia Mundial da Poesia voltou a reunir dezenas e dezenas de pessoas num Sarau Poético, organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

A partir da epopeia portuguesa dos Descobrimentos, foram revisitados alguns dos nomes e respetivos textos mais emblemáticos da Literatura Portuguesa. Pela declamação e leitura dramatizada dos textos selecionados, pretendeu-se comemorar os 8 séculos de afirmação da Língua Portuguesa e das comunidades lusófonas no mundo.

A preparação desta atividade englobou os contributos de alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Aver-o-Mar, desde o Pré-escolar ao 3º ciclo. 

Recordamos que março trouxe a celebração da nossa língua, quer falada quer escrita. No dia 7, mais de 100 alunos de escolas do concelho reuniram-se para escrever, no Diana Bar, em mais uma edição das Olimpíadas da Escrita. A iniciativa insere-se no Projeto Escola da Minha Vida, da Casa de Juventude. E de 14 a 21, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto promoveu a Semana da Leitura. Com a temática global da Língua Portuguesa, apresentou-se um programa diversificado, desde a Oficina do conto musical a Sessões Especiais de leitura no hospital e A Beneficente, ou ainda workshop e apresentação de livro.

Mas a Póvoa de Varzim tem ainda outras correntes de leituras reservadas para o mês de abril, altura em que se irá celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, oportunidades que a Biblioteca Municipal aproveita para comemorar em verdadeira Festa do Livro e da Leitura.