O Coronel Paulo Esteves, Assessor da Presidência na área da Polícia Municipal e Proteção Civil, e Pedro Marques, Coordenador da Polícia Municipal, também participaram nesta iniciativa.

Cerca de meia centena de crianças do Ensino Pré-Escolar ouviram com muita atenção os Polícias Amigos. Os agentes associam as palavras Polícia e amigo para que as crianças saibam que, caso necessitem de ajuda, podem e devem confiar nos agentes da Polícia Municipal.

Como, onde e quando atravessar a estrada, a utilização do cinto de segurança e respetiva cadeirinha, comportamento durante as viagens, onde andar de bicicleta e a importância do uso de capacete foram apenas alguns dos pontos abordados pelos três agentes.

As questões ambientais foram também explicadas às crianças do Centro Social e Paroquial de Terroso, nomeadamente a limpeza e remoção de dejetos caninos da via pública e a separação de lixo. Os agentes explicaram que existem na cidade Sanecans, onde a deposição de dejetos deverá ser efetuada ou, na sua falta, nas papeleiras. As cores para a separação do lixo foi também explicada às crianças.

As ações de sensibilização têm também como objetivo alcançar os pais das crianças participantes. Muitas vezes, as próprias crianças chamam a atenção dos seus progenitores quanto a comportamentos inadequados e, através desta iniciativa, a Polícia Municipal está a contribuir para o desenvolvimento de cidadãos mais respeitadores e responsáveis.

No final do encontro, as crianças receberam um pequeno Kit com algumas indicações muito úteis.

Estas ações de sensibilização destinam-se a crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo. As instituições de ensino interessadas em receber agentes da Polícia Municipal podem contactar através do email policiamunicipal@cm-pvarzim.pt