Esta actividade, organizada pela Lipor com o apoio do Pelouro do Ambiente e em parceria com a Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento da freguesia .

Esta reunião participativa integra-se num cronograma de actividades promovidas no âmbito da Agenda 21 Local. A Agenda 21 Local é um processo participativo, democrático e voluntário que incentiva todos os membros da Comunidade a assumirem as suas responsabilidades, envolvendo-se na procura de um consenso com o objectivo de contribuírem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida num determinado local, nomeadamente, na freguesia. O segredo do sucesso desta iniciativa é a participação e através do workshop ontem realizado a comunidade local desfrutou de uma oportunidade única de ser ouvida, num espaço informal de debate e discussão que permitiu chegar a um consenso comunitário sobre o futuro da freguesia: todos desejam que seja mais limpa. O workshop contou com três momentos distintos: sessão de trabalho individual, sessão de trabalho em grupo e, por último, plenário e votação. Numa primeira fase, os participantes foram convidados a reflectirem sobre alguns problemas que afectam a sua freguesia e possíveis soluções para tais problemas, bem como a idealizarem a visão do futuro da sua localidade; numa segunda parte, puderam partilhar as suas opiniões em grupo e chegar a um consenso e, posteriormente, apresentar as conclusões do trabalho em plenário, sendo, depois sujeitas a votação.

workshop01

Os principais problemas apontados pelos participantes na freguesia da Póvoa de Varzim foram a falta de segurança, a deficitária existência de espaços verdes e de estabelecimentos de ensino do pré-escolar público. A falta de cultura cívica na separação dos lixos e carência de limpeza das vias e passeios, muitas vezes causada por dejectos caninos foram, também, questões assinaladas pela comunidade poveira. As soluções apresentadas para estes problemas passam por um maior policiamento e fiscalização da via pública, mais informação ao cidadão sobre o tratamento de resíduos sólidos urbanos de modo a sensibilizá-lo para a importância deste assunto e ainda por um melhor planeamento urbanístico, privilegiando os espaços verdes.

Apresentados os problemas e apontadas as soluções, daqui a dez anos a população da Póvoa de Varzim gostaria que a sua freguesia fosse mais verde, limpa e mais equilibrada em termos sociais, com menos desemprego, melhores equipamentos de saúde e mais estabelecimentos de ensino do pré-escolar público.

workshop02

Numa fase seguinte da Agenda 21 serão identificadas as áreas estratégicas de actuação e adopção de uma visão comunitária para o desenvolvimento da freguesia. A Agenda 21 Local pretende contribuir para mais cultura e lazer, oportunidades de emprego, melhor educação e formação profissional, infra-estruturas de qualidade, habitação condigna a preços acessíveis e equipamentos colectivos e serviços de saúde, tudo para uma melhor qualidade de vida na Póvoa de Varzim.

São três as freguesias da Póvoa de Varzim (Laundos, Póvoa de Varzim e São Pedro de Rates) que assinaram um protocolo de colaboração com a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com o intuito de estabelecer parcerias para a implementação de um processo de Agenda 21 Local na freguesia.