O grupo era constituído na sua maioria por crianças e jovens, que mostraram a sua sensibilidade para o problema do lixo e a necessidade de medidas de prevenção e de eliminação dos resíduos nos espaços de natureza.

A ação inseriu-se na iniciativa “Vamos Limpar a Europa!” e incidiu sobre o areal na zona urbana (sector 1 ao sector 26) e no espaço florestal envolvente ao parque desportivo de Navais.

O Município da Póvoa de Varzim e a União de Freguesias de Aguçadoura e Navais aderiram a esta ação de limpeza. “Vamos Limpar a Europa!” pretende reunir estas iniciativas de forma a promover um Dia de Limpeza em toda a Europa que tenha lugar no mesmo dia em todo o continente Europeu, envolvendo e chegando ao maior número possível de cidadãos.

E nos últimos anos, têm-se realizado várias campanhas de limpeza pela Europa de forma a enfrentar o problema do lixo e a que a autarquia poveira tem vindo a aderir. É uma forma de divulgar amplamente a importância da preservação do Ambiente e de chamar a atenção para a manutenção da limpeza das praias, tendo em conta que a qualidade é um objetivo a prosseguir permanentemente.

O símbolo de bandeira azul em todo o litoral poveiro é encarado como uma prioridade pelo município, pelo que a sensibilização para as questões ambientais, em particular relacionadas com as praias, assume especial atenção.

Após a adesão significativa à “Vamos limpar a Europa!”, este sábado, dia 10 de maio, ficou patente que esta questão das praias de qualidade extravasa as portas dos Paços do Concelho e constitui genuinamente um orgulho assumido pela comunidade em geral.

Veja fotogaleria do evento.