Caros Poveiros,

Este foi o segundo ano em que os poveiros, e todos aqueles que visitam o concelho por esta altura, se viram privados de celebrar na rua e em plena liberdade as festas de São Pedro devido à pandemia. Este foi, também, o segundo ano consecutivo em que os poveiros demonstraram publicamente o espírito de sacrifício e resiliência que lhes dá o nome.

O comportamento exemplar vivido no nosso concelho, sem exceção, ao longo dos últimos dias foi notado e merece ser, por isso, reconhecido publicamente. Tratando-se de um dever cívico de todos nós, é sabido que, lamentavelmente, nem todos conseguem fazer prevalecer os interesses coletivos em detrimento das vontades individuais. Porém, no São Pedro, todos os poveiros conseguiram fazê-lo, mais uma vez, numa demonstração de civismo e união.

A data foi assinalada com respeito, dignidade e em segurança. Os poveiros acolheram, com seriedade e consciência, o repto de ficar em casa e celebrar em família o espírito bairrista que tanto nos carateriza. Não foi registada nenhuma ocorrência. Numa fase em que os números de infeções voltam a aumentar exponencialmente um pouco por todo o país, nós fizemos a nossa parte ao escolher proteger a nossa comunidade, não comprometendo os bons resultados que temos conseguido vir a manter.

Neste São Pedro 2021, os munícipes da Póvoa de Varzim respeitaram as regras; respeitaram os agentes de segurança que, numa noitada tão importante, reforçaram a fiscalização na via pública; respeitaram e fizeram respeitar, enquanto honrosos agentes de saúde pública, a nossa comunidade e a saúde de todos nós.

Um bem-haja a todos!

Póvoa de Varzim, 30 de junho de 2021