Os participantes concentraram-se junto à estação de metro da Póvoa de Varzim e abraçaram este desafio de percorrer mais de 13 km, através da ciclovia, num passeio que ficou ainda mais agradável devido às temperaturas quentes que se fizeram sentir.

A iniciativa, organizada pelas equipas do Posto de Turismo e do Museu Municipal, visava reunir um grupo de pessoas interessadas em usufruir de uma atividade em grupo, ao ar livre, enquanto conhecia mais particularidades sobre a história e paisagens locais.

Os presentes tiveram direito, ainda, a uma visita guiada à Igreja Antiga de Amorim e à Igreja Românica de São Pedro de Rates, assim como a um jantar no Museu do Linho / Albergue de Peregrinos, que precedeu uma desfolhada e atuação do Rancho Folclórico de Rates.