O Passeio Cicloturístico é  já uma tradição na Póvoa de Varzim no que concerne as comemorações do Dia da Liberdade. Os participantes vão concentrar-se às 10h30, na Praça do Almada, e, depois de uma passeio pela cidade, regressam ao centro cívico.
O concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, às 11h00, também na Praça do Almada, encerra a manhã de festa.
A partir das 13h30, decorre, no Pavilhão Municipal, o Torneio Aberto de Ténis de Mesa.

Toda a comunidade poveira está convidada a celebrar o 25 de Abril. Os eventos são de participação gratuita.

A Biblioteca Municipal também irá assinalar o Dia da Liberdade durante a próxima semana com as seguintes iniciativas: Mural “o 25 de abril na imprensa local”; “O 25 de abril nas artes e nas letras” – mostras de livros, filmes e CD`s sobre a temática existente na Biblioteca Municipal. Para além disso, no dia 28 de abril, quinta-feira, às 11h00, irá realizar, para os mais novos, “A árvore da liberdade”, um ateliê de pintura e poesia.  O cartaz de Vieira da Silva, intitulado “A Liberdade” será o mote para  a elaboração de trabalhos de crianças do 1º ciclo.