Para além das intervenções para melhoramento das condições dos muitos de peregrinos que por aqui passam, como a questão da sinalética de orientação ou a construção de passadiços, o município tem promovido e apoiado diferentes ações de promoção deste produto, como a promoção em feiras da especialidade, organização de caminhadas para divulgação dos diferentes percursos, congressos, campanha de mupis (a decorrer), entre outros.

Relativamente ao caminho da Costa, o município celebrou um protocolo de parceria que visa a execução do projeto «Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa», com os Municípios de Caminha, Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira. E é precisamente na rota do Caminho da Costa que fica a Loja Interativa de Turismo, que no passado sábado acolheu, de forma especial, os peregrinos, comemorando o dia festivo com a entrega de lembranças alusivas ao tema e à cidade.

Lucinda Delgado, Vereadora do Turismo, faz o rescaldo da evolução deste fenómeno no nosso concelho. A Loja Interativa de Turismo, que abriu em março de 2018, ultrapassou largamente o milhar de peregrinos, sendo que, até final de setembro, o mercado mais forte foi o alemão – 31,85%, seguido do espanhol – 17,06%, surgindo depois os oriundos de Portugal, França, Itália, EUA. É de realçar é o número crescente de peregrinos da chamada Europa de Leste, nomeadamente da Rússia, República Checa e Polónia, que se têm vindo a destacar no conjunto das nacionalidades que passam pela Póvoa.

No conjunto, já passaram pelos postos de Turismo, em 2018, mais de 3.000 peregrinos, o que representa um crescimento de cerca de 38,5% relativamente ao mesmo período no ano anterior.