Aires Pereira não tem dúvidas quanto à necessidade de darmos continuidade ao modelo de desenvolvimento já adotado, há alguns anos, que coloca no topo da agenda de prioridades do Município a coesão social, a vitalidade económica, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento digital.

No campo social, e porque o envelhecimento da população é uma realidade, a aposta será na consolidação da Póvoa de Varzim enquanto “Cidade Amiga de Todas das Gerações”; até porque, já somos reconhecidamente uma Cidade Amiga das Pessoas Idosas e um Município Amigo da Juventude. Basta por isso, agora, continuar a investir em soluções de habitação que atendam às necessidades de residentes de várias idades e condições, algo que já está em marcha graças à nossa Estratégia Local de Habitação, assim como em iniciativas que promovam o diálogo intergeracional, especialmente no âmbito do nosso Plano Estratégico 2020-2030 e da implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Esta visão só é possível através de uma liderança firme e gestão municipal perseverante e participativa na qual todos têm espaço, voz ativa e oportunidade para contribuir de forma aberta para o reforço de fatores de atratividade, desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. A renovação da Póvoa de Varzim faz-se a nível demográfico e, consequentemente, financeiro e económico. Só com a criação de condições de atração e fixação de jovens empreendedores no concelho, conseguiremos reforçar o estabelecimento de pólos de inovação, tecnologia e geradores de ideias, “sempre no respeito pela identidade urbanística e histórico-cultural que tanto nos carateriza enquanto comunidade”, declarou Aires Pereira.

No âmbito da agenda para a sustentabilidade, o Presidente da Câmara reconheceu que “não passa despercebida a ninguém a revolução verde que temos em curso na nossa cidade e em todo o concelho. Com a abertura de ciclovias e requalificação de percursos pedonais há toda uma vasta extensão de espaços naturais e de áreas verdes ao dispor dos poveiros”. A mobilidade é o centro de todo o ecossistema das cidades do futuro pelo que Aires Pereira reafirmou o compromisso de “atingir, até 2050, a neutralidade carbónica, assim como vamos ser capazes de atingir, e porventura ultrapassar, outros indicadores de sustentabilidade, designadamente na área da gestão dos resíduos e da economia circular”.

Por fim, o Presidente da Câmara Municipal relembrou a determinação dos poveiros quando abraçam causas, pelo que espera que continuem a dar o seu melhor para nos ajudar a “projetar a nossa cidade, nacional e internacionalmente, como uma referência de qualidade de vida”. Para isto, continuaremos a dedicar atenção à nossa conexão com outras cidades, integração de fóruns europeus e internacionais, bem como à participação ativa em redes de intercâmbio e partilha, como já o fazemos atualmente junto da União Europeia e Nações Unidas, por exemplo.