Entre 25 e 27 de junho, a Póvoa de Varzim acolheu o primeiro Congresso Europeu de Produtores de Leite em Portugal, um evento de destaque que reuniu cerca de 350 participantes de mais de 23 países diferentes, no Hotel Axis Vermar.
Com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Congresso contou com a presença da Vereadora Andrea Silva que deu as boas-vindas aos participantes, vindos de toda a Europa, e reconheceu a importância do evento que advém não só do seu prestígio e visibilidade internacionais, mas também da ligação inerente da Póvoa de Varzim ao tema em debate – o setor leiteiro – um pilar da nossa identidade local, coesão territorial e vitalidade económica.
A Vereadora transmitiu que no nosso concelho “este setor é um motor de emprego, criando mais de dez mil postos de trabalho e gerando mais de cem milhões de euros em atividade económica. O principal exemplo deste impacto económico é a AGROS – um dos maiores grupos cooperativos do setor agrícola em Portugal, com quarenta e quatro cooperativas associadas distribuídas por cinco distritos do Norte”.
Mas Andrea Silva fez questão de esclarecer que “a agricultura não é apenas uma atividade económica, é uma parte essencial da nossa identidade local, um reflexo da nossa ligação à terra e à história da nossa própria comunidade”.
A Vereadora assegurou que “estamos plenamente conscientes de que os próximos anos serão decisivos para o sector agrícola e pecuário europeu. As crescentes preocupações com o bem-estar animal e o impacto ambiental são alguns dos desafios da nova era e esta é uma oportunidade para a tão necessária transformação e inovação deste setor”.
A este propósito, Andrea Silva revelou que “a Póvoa de Varzim criou o primeiro Centro do Clima em Portugal, dedicado à investigação, sensibilização e implementação de políticas eficazes para o combate às alterações climáticas e procedeu à instalação de duas novas infraestruturas de valorização de resíduos orgânicos, que contribuem para uma abordagem mais sustentável e circular à gestão dos recursos”.
A Vereadora garantiu “a Póvoa de Varzim está no bom caminho, no caminho para o futuro, alinhada com as metas da UE e a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Orgulhamo-nos dos nossos produtores locais, reconhecidos a nível nacional pela sua excelência, e da nossa comunidade, por compreenderem o valor da agricultura sustentável”.