A Vereadora do Turismo esteve presente no evento e agradeceu a presença do orador convidado. Com uma vasta experiência nacional e internacional nos temas do mar, Miguel Marques é professor no Ensino Superior, autor de livros e artigos científicos sobre a economia do mar e orador em conferências internacionais de referência sobre o tema.

Helder Luís apresentou o projeto Atlântico, inicialmente exposto em 2019 no nosso Museu Municipal e posteriormente no Museu Marítimo de Ílhavo em 2020. Agora, a exposição ficará aberta ao público, no Posto de Turismo, até ao dia 13 de dezembro.

Lucinda Amorim afirmou que o mar faz parte da história da cidade e que, particularmente a pesca, tema sobre o qual Hélder Luís se debruçou, nunca poderá ser dissociada do desenvolvimento económico da Póvoa de Varzim.

O autor da exposição explicou que o seu trabalho “aborda o mar como espaço para a exploração, a descoberta, a transformação pessoal e, finalmente, como um lugar para a interação humana a bordo de um barco”. Atlântico é um dos projetos editoriais da residência artística MAR19/20PVZ realizada, por Hélder Luís na Póvoa de Varzim, com o apoio da Câmara Municipal.