Depois do sucesso de 2015, em que mais de 300 instituições e milhares de pessoas aderiram a este movimento, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende, em 2016, voltar a estabelecer sinergias com a comunidade de modo a potenciar o impacto da “Onda Rosa”.

Desta forma, a organização desafia toda a comunidade a participar nesta iniciativa e colorir de rosa todo o Norte de Portugal. Todos os interessados em participar, pessoas ou organizações, devem consultar o portal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e preencher o Formulário de Inscrição disponibilizado.

Os parceiros da “Onda Rosa” devem construir o seu próprio plano de ação visando sensibilizar a comunidade para a prevenção do cancro da mama. Devem fazê-lo através do Formulário disponibilizado pela organização.

Na edição deste ano, uma comitiva do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai visitar os lugares com as maiores e mais impactantes “Ondas Rosas”. Os parceiros que pretendam a visita desta comitiva devem enviar, até 23 de outubro, informações detalhadas sobre as atividades desenvolvidas, se possível, com registos fotográficos, para o e-mail educacaosaude.nrnorte@ligacontracancro.pt.

Com esta iniciativa, a organização pretende aumentar a predisposição para a realização/participação em atividades que abordem a doença oncológica, desmistificando a doença e contribuindo para a adesão ao programa de rastreio do cancro da mama.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. É celebrado anualmente na segunda quinzena do mês, entre duas efemérides relacionadas com esta temática: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. A data é comemorada, um pouco por todo o mundo, com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e compartilhar informações sobre o cancro de mama.