O concurso promove a participação de cidades e áreas metropolitanas europeias, agregando nas respetivas equipas as distâncias percorridas por todos os utilizadores de bicicleta concorrentes.

À semelhança de 2016, o município da Póvoa de Varzim voltará a fazer parte da equipa da Região do Porto, em conjunto com os concelhos de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Todos os utilizadores de bicicleta poderão participar associando-se à equipa da AMP até ao primeiro dia de maio. As equipas, nomeadamente os 17 municípios pertencentes à “Team AMP”, já foram criadas, sendo que desta forma os participantes podem efetuar o seu registo na página oficial do evento.

Os quilómetros monitorizados serão todos adicionados à quilometragem da equipa, em tempo real. A aplicação oficial que calculará as rotas será a “Naviki” que se encontra disponível nas lojas iOS, Android e WindowsPhone. Com esta simples aplicação de telemóvel serão recolhidos dados importantes sobre mobilidade que poderão ser relevantes para o planeamento urbano.

A AMP realça o papel estratégico deste desafio na promoção do uso da bicicleta como meio de transporte urbano, oferecendo às cidades participantes uma oportunidade de diálogo com os seus próprios cidadãos sobre as questões da sustentabilidade, incentivando, de forma divertida e emocionante, a população a utilizar as suas bicicletas, tanto quanto possível.

Ao todo, o ECC2017 contará com a participação de 49 cidades europeias. A nível nacional, a estreante Área Metropolitana de Lisboa e a Região de Aveiro, já experiente nesta matéria, serão os concorrentes da AMP no certame, que procurará melhorar o 2º posto a nível nacional da edição passada.