A Cerimónia de Abertura do evento terá lugar no dia 29, estando os dias 30 de outubro e 1 de novembro reservados para a competição individual. As provas de pares e por equipas irão ocorrer nos dias 2 e 3 de novembro, a precederem a grande cerimónia de encerramento.

Presentes no certame estarão 119 dos melhores atletas a nível mundial, em representação de 24 países: Alemanha, Bélgica, Bermudas, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Israel, Japão, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia, Tailândia, Ucrânia.

A representar a seleção portuguesa estarão os atletas André Flores, António Marques, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Nélson Fernandes, Ana Sofia Costa, Avelino Andrade, José Carlos Macedo, Carla Oliveira, Manuel Cruz e Nuno Guerreiro.

No dia 4 de novembro, a Póvoa de Varzim será igualmente palco da Assembleia Geral da Federação Internacional da modalidade (BISFed), onde serão tomadas decisões vitais para o futuro deste desporto, relativamente ao novo sistema de competição para o próximo ciclo paralímpico, bem como à eleição do presidente da Federação para o quadriénio seguinte.

A organização do BISFed 2019 Boccia World Open é da responsabilidade da Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND), em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A escolha do município poveiro como anfitrião desta prova resulta de uma relação duradoura e profícua do mesmo com o boccia, sendo esta a 11ª prova da modalidade a ser organizada na cidade. Com características geográficas, infraestruturas e acessibilidades de excelência para a realização de eventos de boccia, a Póvoa de Varzim conta igualmente com o entusiasmo de todos quantos colaboram e de quem vem assistir aos eventos, tendo-se tornado ao longo dos anos numa verdadeira referência nacional e internacional para as competições da modalidade.