Até ao dia 22 de agosto, a Póvoa de Varzim está a comemorar a festa religiosa da padroeira dos pescadores, as tradicionais Festas d'Assunção, organizadas pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa.
No momento alto das festividades, o feriado de 15 de agosto, as atividades têm inicio agendado para o raiar do dia. Às 8h00, o repique dos sinos e uma salva de 21 tiros irão romper no ar; às 8h45, a Banda Musical da Póvoa de Varzim atua em frente à Igreja da Nossa Senhora da Lapa, onde haverá uma Eucaristia às 9h00, e às 11h00, celebra-se a Eucaristia Solene, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita e Primaz de Braga.
Da parte da tarde, pelas 16h00, tem início a imponente procissão de Nossa Senhora d’Assunção. Este ano, a procissão parte da Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Igreja da Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, os andores serão virados para o mar e milhares de foguetes serão lançados em saudação à virgem padroeira dos pescadores.
Na noite do feriado, às 21h45, o Largo António Nobre será o palco das atuações do Rancho Poveiro e do Rancho Tricanas da Lapa.
As celebrações só terminam uma semana depois, a 22 de agosto, com o Beija Mão da Senhora, entre as 9h00 e as 21h00, a que se seguirá uma última Eucaristia, presidida por D. Francisco Senra Coelho, às 21h00.
Consulte a programação completa das Festas d’Assunção no portal municipal.