Esta evolução é reflexo da política fiscal favorável praticada no Município, com IMI no valor mais baixo permitido por lei desde 2012, que sai agora reforçada com a grande aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em dar respostas eficazes aos problemas habitacionais locais; nomeadamente através do investimento previsto no Plano Estratégico 2020/2030 e, mais concretamente, na Estratégia Local de Habitação (ELH).

A nossa ELH abrange um investimento total previsto de 26 milhões de euros, verba que será alocada à materialização de diversas soluções e diferentes tipologias de habitação. Se considerarmos a medida complementar à ELH, a construção de 150 habitações para jovens a custos controlados, este investimento irá acautelar a proteção do direito à habitação de cerca de 1043 residentes do nosso concelho.

O estudo indica que os municípios de Lisboa e do Porto tiveram decréscimos populacionais, de -1,25% e -2,44%, respetivamente, entre 2011 e 2021. Na Área Metropolitana do Porto, a Póvoa de Varzim foi um dos poucos municípios que registou aumento populacional na última década.

Ao crescimento populacional observado no nosso concelho, junta-se outro resultado muito positivo que é o do aumento considerável do número de habitações na Póvoa de Varzim. Neste momento, o número destes alojamentos no concelho da Póvoa de Varzim é o segundo mais elevado da região norte do País, ficando apenas atrás da zona histórica da cidade do Porto.