Passar para o conteúdo principal

A Póvoa de Varzim está entre os apenas 50 municípios de Portugal que, em 10 anos, conseguiram registar uma evolução positiva da população. Esta conclusão surge num estudo apresentado ontem, no Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa, intitulado “O que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais” e amplamente divulgado hoje pelos órgãos de comunicação social nacionais (ver aqui e aqui).

Esta evolução é reflexo da política fiscal favorável praticada no Município, com IMI no valor mais baixo permitido por lei desde 2012, que sai agora reforçada com a grande aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em dar respostas eficazes aos problemas habitacionais locais; nomeadamente através do investimento previsto no Plano Estratégico 2020/2030 e, mais concretamente, na Estratégia Local de Habitação (ELH).

A nossa ELH abrange um investimento total previsto de 26 milhões de euros, verba que será alocada à materialização de diversas soluções e diferentes tipologias de habitação. Se considerarmos a medida complementar à ELH, a construção de 150 habitações para jovens a custos controlados, este investimento irá acautelar a proteção do direito à habitação de cerca de 1043 residentes do nosso concelho.

O estudo indica que os municípios de Lisboa e do Porto tiveram decréscimos populacionais, de -1,25% e -2,44%, respetivamente, entre 2011 e 2021. Na Área Metropolitana do Porto, a Póvoa de Varzim foi um dos poucos municípios que registou aumento populacional na última década.

Ao crescimento populacional observado no nosso concelho, junta-se outro resultado muito positivo que é o do aumento considerável do número de habitações na Póvoa de Varzim. Neste momento, o número destes alojamentos no concelho da Póvoa de Varzim é o segundo mais elevado da região norte do País, ficando apenas atrás da zona histórica da cidade do Porto.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.