Passar para o conteúdo principal

A Póvoa de Varzim aderiu à Rede de Cidades e Vilas que Caminham de Portugal, um protocolo de trabalho comum entre o Instituto de Cidades e Vilas e a Red de Ciudades que Caminan, de Espanha. Esta decisão foi aprovada, ontem à tarde, em sede de Reunião de Câmara.

A rede preconiza a utilização da rua como espaço de sociabilidades, recuperando o valor da vizinhança, a possibilidade de definir o regresso ao caminho das escolas, a proximidade de usos, funções e espaços coletivos nos entornos das zonas habitacionais, tendo no andar a pé a dimensão essencial da transformação urbana dos lugares no sentido da melhoria substancial da qualidade de vida e da saúde.

Trata-se de um protocolo de elevada pertinência, com um também elevado grau de oportunidade, uma vez que o Município da Póvoa de Varzim terminou o seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável recentemente, o que conduzirá, num futuro próximo, ao alargamento de ações subordinadas à mesma temática.

O Presidente da Câmara Municipal afirmou que é dever dos Municípios reverterem a tendência das cidades “modeladas para o uso do automóvel”. Precisamente por isso, nos últimos anos, a Póvoa de Varzim “está a fazer o percurso inverso ao implementar meios suaves na zona urbana, ao fazer a ligação entre o percurso do mar, na zona de Aguçadoura e Navais, e ainda ao dar continuidade deste passadiço até Laúndos”; ou seja, e segundo Aires Pereira, este é um projeto em “permanente mudança e construção”.

O Presidente da Câmara Municipal sublinhou, por fim, que “com a entrada do novo contrato dos transportes públicos, previsivelmente a partir do segundo semestre de 2023, será possível uma nova organização da nossa circulação, nomeadamente com as freguesias. A oferta de mais e melhores transportes, a horas que servem as pessoas, terá um grande impacto na forma como interligamos o nosso território”.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.