O Presidente da Câmara sublinhou a importância de os Municípios reverterem o que vem sendo feito ao longo das últimas décadas, com as tendências das cidades “modeladas para o uso do automóvel”. Na Póvoa de Varzim, atualmente, “estamos a fazer o percurso inverso”, de implementação dos meios suaves; implementação esta que é sempre “difícil”, ressaltou Aires Pereira, porque é um exercício constante de “cidadania”, tolerância e respeito pela diferença.

“Vemos, constantemente, o impedimento de passagem para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamentos em locais proibidos e excesso de tráfego em alguns locais, enquanto parques públicos gratuitos continuam vazios”, daí ter havido uma grande aposta por parte do Município nesta matéria no Plano Estratégico 2020-2030. O investimento no alargamento da rede de postos de carregamento de veículos elétricos, nas ações de sensibilização para o uso de modos suaves e na pedonalização do centro urbano são exemplo disso mesmo.

A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou o trabalho de toda a equipa presente na elaboração deste Plano – cuja versão final pode ser consultada aqui – engloba 77 ações, 23 medidas e 7 eixos a implementar, em todo o concelho, a 10 anos. Aires Pereira relembrou que o Plano “nunca está terminado e estará sempre aberto a sugestões e melhoramentos, em prol da sustentabilidade na Póvoa de Varzim”.

Houve, igualmente, oportunidade para ouvir o jornalista Abel Coentrão, que abordou “A importância da Mobilidade nas nossas vidas – Vivências na Póvoa de Varzim” e destacou a necessidade de Planos como este para uma mobilidade mais inclusiva. O conceituado jornalista considera a Póvoa de Varzim um concelho cada vez mais preparado para responder a este desafio e exemplificou com a Rua da Junqueira, o corredor de acesso que liga a estação de Metro à Praça do Almada e a alargada rede de ciclovias.