A iniciativa, promovida pelo Museu Internacional de Arte Contemporânea (MIAC) com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, serviu também para abrir portas ao recém-remodelado Diana Bar, espaço público do nosso concelho que já existe desde 1940 e que, agora, tem nova cara. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Presidente da Comissão de Honra das comemorações do cinquentenário da cidade, José Macedo Vieira, a Presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Assunção Afonso, e o Curador do MIAC, Tomás Carneiro.

Nesta obra do falecido autor, arquiteto, pintor e pensador português, datada de 2003, a exposição é composta por trinta e duas telas e vinte e seis guaches, representando a ligação mais óbvia e linear desta exposição, que toma como título a primeira frase d´O Marinheiro – Drama Estático em um Quadro de Fernando Pessoa.

Aires Pereira realçou a importância deste dia para a cidade e sublinhou a honra de “termos cá exposto o trabalho de Nadir Afonso”, em novo momento de relevância cultural e de envolvimento de todos os poveiros. Neste sentido, considerou justo e necessário “perpetuar em espaços da cidade aqueles que são a nossa bagagem cultural e que fazem parte da nossa matriz”, lembrando a homenagem feita ao Professor João Marques, “presença assídua desta casa”, com o descerrar de uma escultura em sua homenagem.

O Presidente da Câmara anunciou, ainda, que o Município está a preparar uma obra de José Nobre para honrar a memória de Susana da Costa, mais conhecida por Susana Peixeira, “uma mulher de armas, que tanto diz à classe piscatória”, uma estátua do José de Azevedo, “uma pessoa que diz muito à cultura popular poveira” e uma escultura pelas mãos de Guilherme Fonseca, de um pássaro com mais de cinco metros de altura, pronto a bem receber todos os que visitarem o nosso Parque da Cidade.

A finalizar a sua intervenção, deixou mais uma boa notícia para o tecido cultural da Póvoa de Varzim, com o anúncio da aquisição por parte do Município do Palacete Villa Georgette, uma construção de estilo romântico dos anos 20 do século XX, fruto de um projeto do arquiteto Gonçalo Arthur Cruz, localizada na Avenida Mouzinho de Albuquerque, que será um novo espaço de cultura.

A exposição “Ainda não deu hora nenhuma” estará aberta ao público até ao dia 20 de julho deste ano. Fique a par do programa completo das comemorações da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para assinalar os 50 anos do 25 de Abril e do programa de comemoração dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade.