A iniciativa reafirma o compromisso da autarquia em envolver as novas gerações na definição das prioridades para o concelho, promovendo a cidadania ativa e o pensamento crítico e convida todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, enquanto estudantes, residentes ou trabalhadores no concelho, a apresentarem propostas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento local.

Os projetos podem incidir sobre áreas estratégicas como ambiente e sustentabilidade, educação, cultura, desporto e saúde, entre outras.

Para garantir a viabilidade das ideias, as propostas devem ser:

  • Específicas e exequíveis;
  • Enquadradas nas competências da Câmara Municipal;
  • Respeitantes ao limite orçamental de trinta mil euros.

As candidaturas devem ser submetidas através do portal municipal até ao dia 15 de março. Este processo simplificado visa facilitar o acesso de todos os jovens às ferramentas de decisão política, permitindo-lhes desenhar um concelho mais dinâmico, inclusivo e adaptado às suas necessidades.

O Pelouro da Juventude trabalha continuamente no desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a participação, o associativismo e a emancipação dos jovens poveiros, garantindo que as suas perspetivas integram o planeamento estratégico do município. O OPJ, muito mais que um mecanismo de financiamento, é um desafio direto ao espírito cívico dos jovens poveiros, capacitando-os para serem agentes de mudança na construção da cidade do futuro. 

Para mais informações, deve consultar o regulamento detalhado da edição de 2026. Para apoio ou esclarecimento de dúvidas, deve contactar a Casa da Juventude (casajuventude@cm-pvarzim.pt ou 252 619 230).