A iniciativa, enquadrada no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, contou com a participação da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, e das seguintes convidadas: Mónica Martins, Comandante da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim e Capitã de Fragata; Vitória Matos Dias, artista plástica; Fernanda Carreira, reformada e voluntária da BCVPV; Rute Serqueira, Psicóloga no CAPIC – Centro de Apoio Psicológico e intervenção em Crise no INEM; Paula Santos, empresária poveira; Elisabeth de Salas, munícipe migrante de nacionalidade venezuelana, integrada no projeto Oficinas + Literacias + Oportunidades do projeto PVPL- Póvoa de Varzim Promove Literacia.

Após uma breve apresentação individual de cada uma das convidadas, houve um momento de convívio e partilha, onde se pretendeu dar voz a “mulheres da terra” e perceber, quais os desafios com que lidam diariamente. Cada uma com a sua história e visão, refletindo essencialmente sobre a igualdade, equidade e inclusão.