A sessão contou com a participação da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, da representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Oliveira e da investigadora da Universidade Lusófona – CICANT, Carla Cerqueira.

Andrea Silva destacou a importância da “participação ativa da nossa comunidade” na criação deste Plano e da equipa que trabalhou, de forma “inexcedível”, no desenvolvimento deste projeto.

Para a Vereadora, este foi precedido por um “bom diagnóstico”, que permitiu que toda a comunidade “fosse ouvida durante este período, para que pudéssemos efetivamente criar aqui um instrumento de trabalho que nos permita ir crescendo nesta área”.

Rosa Oliveira felicitou o Município da Póvoa de Varzim pelo “percurso” e pelas “medidas internas e externas resultantes do diagnóstico”. Para a representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género é “importante desconstruir estereótipos” e, a exemplo do que a Póvoa de Varzim está a fazer, “perceber onde estamos e para onde queremos caminhar”.

Carla Cerqueira sublinhou o “processo participativo e de envolvência” que se gerou na criação deste Plano e que deve ser “a base de qualquer projeto que vise a igualdade e a não discriminação”.

Os Planos Municipais para a Igualdade foram concebidos para serem instrumentos de planeamento de políticas públicas para a igualdade ao nível local, que estabelecem estratégias de transformação das assimetrias de género reveladas pelo diagnóstico realizado a nível local.

O grande desafio é a integração da perspetiva de género em todos os domínios da ação política, quer ao nível interno, quer no âmbito do território, tornando a Póvoa de Varzim mais inclusiva e igualitária.