Trata-se de um instrumento financeiro europeu de apoio aos municípios que apresentem um elevado nível de compromisso com a realização de investimentos em soluções de mitigação e de adaptação às alterações climáticas, nomeadamente em energias renováveis. 

De entre as 167 candidaturas apresentadas por municípios a nível europeu, só 66 foram selecionadas. No nosso país, a Póvoa de Varzim conseguiu estar entre os apenas 5 municípios portugueses selecionados.

O apoio atribuído pelo EUCF de 60.000,00€ vai permitir desenvolver um estudo que sustente, em termos financeiros e ambientais, a verba total de 5 milhões de euros que a Câmara Municipal pretende vir a investir em eficiência energética nos próximos anos. Estão em causa intervenções a realizar em 34 escolas do concelho e em 11 edifícios de habitação social que são propriedade municipal, bem como a criação de uma nova infraestrutura de energia renovável que contribua para a redução da fatura energética das empresas localizadas no parque empresarial de Laúndos.

Com este novo projeto a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim dá mais um passo no cumprimento dos objetivos expressos no seu Plano Estratégico 2020-2030 e na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), bem como na implementação dos compromissos europeus que subscreveu, nomeadamente, o Pacto dos Autarcas  e o Acordo Cidade Verde. A Câmara Municipal fixou como metas estratégicas alcançar até 2030 a redução de 40% do consumo de energia e de 41% de emissões de CO2.