A Vereadora do Pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Gomes da Costa, esteve presente neste encontro organizado pela AMP e pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

A Comissão Sub-Regional de Gestão de Fogos Rurais pretende definir para cada um dos 17 municípios representados nesta área metropolitana Programas Municipais de Execução, ou seja, planear uma estratégia de gestão integrada de fogos rurais, articular os programas de gestão do fogo rural e de proteção das comunidades contra incêndios rurais e os programas conexos de entidades públicas e privadas, bem como o respetivo planeamento à sua escala.

Recordamos que, o mês passado, a Assembleia Municipal aprovou o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a vigorar até 2031. O documento apresenta uma estratégia para o futuro assente em cinco eixos: a resiliência do território às chamas, a redução da incidência dos fogos, a melhoria do ataque e gestão dos incêndios, a recuperação e reabilitação dos ecossistemas e a adoção de uma estrutura orgânica funcional e eficaz. Além destes pontos, o Plano indica objetivos para a melhoria da rede viária florestal, de pontos de água, de faixas de gestão de combustível, mas igualmente a sensibilização e fiscalização dos comportamentos de risco e a reabilitação de povoamentos e habitats florestais.

O orçamento previsto para colocar em prática este Plano, que já obteve parecer positivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, é de cerca de 2 milhões de euros.