A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios – #EUREGIONSWEEK – reúne, anualmente, representantes de regiões e municípios de todos os Estados-membros da União Europeia com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiências locais e regionais, especialmente no que diz respeito à utilização de fundos comunitários.

A sessão de abertura contou com a intervenção de Elisa Ferreira, que ressaltou a aplicação de políticas de coesão como sinónimo de elevação da solidariedade europeia, tão necessária em tempos de COVID, e como um ato de inteligência económica e de preservação do funcionamento do mercado interno. A Comissária da Coesão e Reformas declarou que, até ao momento, cerca de 14 mil milhões de euros foram já mobilizados para resposta direta à pandemia, mas que o “trabalho começa sempre a um nível local, com as cidades e municípios a desempenharem um papel importante de reconstrução e renovação das nossas comunidades”.

O Presidente do Comité das Regiões Europeu inovou este ano ao lançar a primeira edição do Barómetro Regional e Local Anual da UE, um documento que serviu de base para o seu discurso sobre o Estado da União, durante o qual elencou os desafios mais prementes para a União Europeia sob o ponto de vista das regiões e dos municípios. Apostolos Tzitzikostas relembrou que os órgãos de poder local e regional têm estado na linha da frente do combate à crise sanitária atual e que têm feito de tudo, dentro dos poucos recursos que têm disponíveis, zelar pela saúde e segurança das pessoas. Por fim, revelou com preocupação que “mais de 90% das regiões e dos municípios da UE preveem uma quebra acentuada das suas receitas. Se os serviços públicos deixarem de funcionar, a retoma será mais lenta e mais dolorosa para os cidadãos e para as suas comunidades”.

Para além da 18.ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, hoje foi também o início da 140.ª Sessão Plenária do Comité das Regiões Europeu, que decorrerá até à próxima quarta-feira, e na qual Aires Pereira participará como membro efetivo deste organismo da União Europeia.