Durante a reunião debateu-se a aplicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais numa perspetiva local e regional, a preparação do plano de ação para a economia social, a definição de uma estratégia comum para a igualdade de tratamento das pessoas LGBTIQ e, também, o futuro enquadramento dos prestadores de cuidados e cuidadores informais na União Europeia.

Sendo a pandemia um dos temas inevitáveis da atualidade, houve ainda a oportunidade de partilhar experiências e ensinamentos, ao nível da coesão social, retirados pelos municípios e regiões durante a crise da COVID-19.

A reunião realizou-se ontem e foi presidida, com base nos pontos elencados na ordem do dia disponível abaixo, por Anne Karjalainen. A votação eletrónica pelos membros encontra-se a decorrer entre os dias de hoje e de amanhã, sendo a indicação de voto por parte de Aires Pereira favorável a todos os pareceres em discussão: Uma União da igualdade: Plano de Ação da UE contra o Racismo 2020-2025; Os meios de comunicação social na Década Digital: um plano de ação; Salários mínimos adequados na União Europeia; Concretizar o Espaço Europeu da Educação até 2025.

Agenda 6.ª Reunião da Comissão da Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura