O Município da Póvoa de Varzim volta a associar-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que irá decorrer entre os dias 16 e 24 de novembro, sob o tema "Desperdício Alimentar".
Esta iniciativa, destinada a promover a implementação de ações de consciencialização sobre a gestão sustentável de recursos e resíduos, visa atacar uma problemática que contribui, anualmente, na União Europeia, com a produção de 58 milhões de toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a 131 kg por habitante, um dado ainda mais dramático se considerarmos que mais de 37 milhões de pessoas não conseguem pagar uma refeição de qualidade por dia.
Na Póvoa de Varzim, a semana arranca no dia 16 novembro, às 10h00, no Mercado Municipal, com a realização de um Repair Café, uma atividade gratuita que convida as pessoas a trazer um pequeno eletrodoméstico para aprender a repará-lo, pensada para envolver a Comunidade na reutilização e recuperação de objetos do quotidiano.
Conforme é tradição, as escolas e os Centros Ocupacionais do concelho abraçam este evento. No dia 18, às 13h30 e às 14h30, a Escola Básica de Rates recebe uma oficina de fabricação de ambientadores ecológicos. Através do uso de plantas aromáticas e cascas de frutas, os participantes irão explorar diferentes combinações de aromas e aprender sobre os benefícios de cada planta e fruta utilizada. Nos dias 19 e 20 de novembro, sempre às 14h30, o Centro Ocupacional de Aver-o-Mar e o Centro Ocupacional da Lapa, respetivamente, serão palco para uma oficina sobre desperdício alimentar. A 21 de novembro, às 11h00, a Escola Básica da Quinta, em Balasar, acolhe uma oficina de reciclagem de papel, que irá ensinar aos alunos o ciclo de vida do papel e a importância de reciclar para reduzir o impacto ambiental do seu consumo.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos chega ao Mercado Municipal, no dia 23, às 10h00, com a realização do workshop “Cozinhar sem desperdício”, que irá convidar os presentes a assistir e participar na elaboração de algumas receitas, utilizando sobras de alimentos de forma criativa e saborosa. O evento continua da parte da tarde, a partir das 15h00, no Museu Municipal, com a realização de uma formação em compostagem, uma atividade com inscrição obrigatória, aberta a toda a comunidade, que irá ensinar a transformar resíduos orgânicos em fertilizante natural, ideal para jardins e hortas. No final, serão disponibilizados, gratuitamente, equipamentos (compostores e baldes) que permitem o tratamento local dos biorresíduos gerados diariamente.
Durante o evento, entre os dias 18 e 22 de novembro, irão realizar-se mais duas iniciativas, o Mural “Juntos Contra o Desperdício”, presente em todas as escolas básicas do concelho, e o projeto “Embrulha”, com o lema “Quem não come tudo, embrulha”, que procura combater o desperdício alimentar no setor da restauração através da aplicação de uma ideia simples: no final da refeição, o cliente pode levar consigo a comida que restou, bastando para isso pedir uma embalagem de origem sustentável, compostável e gratuita.