Num momento histórico em que testemunhamos diariamente eventos extremos que desafiam a nossa capacidade coletiva de resposta, esta iniciativa pretende auxiliar a comunidade a ativar, ampliar e aprofundar a reflexão, debate, formulação e implementação das decisões que dizem respeito às vidas de todos nós.

A Assembleia de Cidadãos para o Clima é aberta a todos os cidadãos e cidadãs que queiram participar no processo de elaboração do Plano Municipal de Ação Climática da Póvoa de Varzim, nomeadamente, no processo de debate e identificação de áreas prioritárias de intervenção e de medidas concretas a implementar até 2030. A participação é gratuita, mas limitada, e de inscrição obrigatória através do preenchimento de formulário, e garante a oferta de almoço, a atribuição de um certificado de participação, sendo ainda possível o reembolso para custos com deslocações.

No programa desta sessão, destaque para a realização do Mural do Clima, que irá permitir aos participantes a construção de um denominador comum entre todos, através da identificação das áreas principais e fundamentais para a nossa vida em sociedade, tais como mobilidade, alimentação, energia e economia local. Da parte da tarde, serão organizados grupos de trabalho temáticos, que visam identificar e debater recomendações sobre temas fundamentais para a sociedade e priorizar ações concretas que possam integrar o Plano Municipal de Ação Climática.

Recorde-se que o Município da Póvoa de Varzim tem estado na linha da frente na ação climática, tendo aprovado o Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática (PASEC) e a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC). Em 2023 fundou o Centro do Clima da Póvoa de Varzim, atualmente responsável pela elaboração do Plano Municipal de Ação Climática, que irá integrar e atualizar o PASEC e a EMAAC. Estes marcos colocam o município numa posição de dianteira nesta temática em comparação com os restantes concelhos do país.