Ao longo destes dias, a Presidente da Câmara Municipal de Montgeron, Sylvie Carrillon, fez-se acompanhar pelo Conselheiro Municipal com funções delegadas, Eric Magadou. Da parte de Eschborn, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Eschborn, Adnan Shaikh, e o Presidente da Assembleia Municipal, Markus von Sternheim. De Zabbar, veio até à Póvoa de Varzim o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Grech. Por fim, e diretamente de A Guarda, pela primeira vez, numa visita oficial enquanto cidade-irmã, estiveram presentes o Presidente da Câmara, Antonio Lomba Baz, todos os Vereadores do Executivo e um grupo de Deputados Municipais.

As delegações europeias conheceram a nossa gastronomia local, visitaram os pontos mais interessantes do nosso concelho e participaram em diversos momentos do nosso programa de Festas de São Pedro, nomeadamente da noitada de São Pedro, da procissão e da inauguração do prolongamento da Av. 25 de Abril a norte da cidade (VIA B).

Houve, ainda, lugar a um almoço convívio durante o qual foram trocados contactos e partilhadas experiências entre todos os participantes, assim como entregues lembranças locais das cidades-geminadas ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Após a assinatura do acordo de geminação com A Guarda, Aires Pereira referiu que, mais importante do que “promover encontros sociais e culturais, é fortalecer os princípios e valores comunitários de solidariedade, diversidade, respeito pela dignidade humana e igualdade entre os povos”, especialmente numa altura tão crítica para a região da Europa.

A geminação de cidades é uma oportunidade para estabelecer acordos formais de cooperação que estreitam laços de amizade entre cidades europeias, as quais já partilham entre si uma relação de proximidade histórica ou tradições comuns.
É o nosso caso com Montgeron, desde 1986, Eschborn, desde 1988, Zabbar, desde 2001, e mais recentemente com A Guarda, cujo acordo de geminação foi aprovado pela Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim a 29 de abril deste ano.