Passar para o conteúdo principal

No dia 27 de junho, chegaram à Póvoa de Varzim para celebrar as festas de São Pedro connosco as delegações das nossas cidades-irmãs: Montgeron (França), Eschborn (Alemanha), Zabbar (Malta) e A Guarda (Espanha).

Ao longo destes dias, a Presidente da Câmara Municipal de Montgeron, Sylvie Carrillon, fez-se acompanhar pelo Conselheiro Municipal com funções delegadas, Eric Magadou. Da parte de Eschborn, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Eschborn, Adnan Shaikh, e o Presidente da Assembleia Municipal, Markus von Sternheim. De Zabbar, veio até à Póvoa de Varzim o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Grech. Por fim, e diretamente de A Guarda, pela primeira vez, numa visita oficial enquanto cidade-irmã, estiveram presentes o Presidente da Câmara, Antonio Lomba Baz, todos os Vereadores do Executivo e um grupo de Deputados Municipais.

As delegações europeias conheceram a nossa gastronomia local, visitaram os pontos mais interessantes do nosso concelho e participaram em diversos momentos do nosso programa de Festas de São Pedro, nomeadamente da noitada de São Pedro, da procissão e da inauguração do prolongamento da Av. 25 de Abril a norte da cidade (VIA B).

Houve, ainda, lugar a um almoço convívio durante o qual foram trocados contactos e partilhadas experiências entre todos os participantes, assim como entregues lembranças locais das cidades-geminadas ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Após a assinatura do acordo de geminação com A Guarda, Aires Pereira referiu que, mais importante do que “promover encontros sociais e culturais, é fortalecer os princípios e valores comunitários de solidariedade, diversidade, respeito pela dignidade humana e igualdade entre os povos”, especialmente numa altura tão crítica para a região da Europa.

A geminação de cidades é uma oportunidade para estabelecer acordos formais de cooperação que estreitam laços de amizade entre cidades europeias, as quais já partilham entre si uma relação de proximidade histórica ou tradições comuns.
É o nosso caso com Montgeron, desde 1986, Eschborn, desde 1988, Zabbar, desde 2001, e mais recentemente com A Guarda, cujo acordo de geminação foi aprovado pela Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim a 29 de abril deste ano.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.