Os valores registados nos primeiros três meses deste ano demonstram, comparativamente a 2021, um aumento em todos os fluxos valorizáveis: 8.2% no fluxo das embalagens, 12.2% no papel/cartão e 24.5% no vidro. A mesma tendência se registou tanto ao nível dos biorresíduos, que apresentaram um aumento superior a 100%, quanto ao dos resíduos indiferenciados, cuja produção desceu 8.4%.

No ano passado, o Município da Póvoa de Varzim enviou cerca de 9664 toneladas de resíduos para valorização, provenientes da recolha porta-a-porta, recolha em contentores de acesso condicionado, ecopontos e ecocentro.

Os vários projetos desenvolvidos no âmbito da recolha de biorresíduos permitiram um crescimento de 57,7%, tendo sido recolhidas mais de 1700 toneladas de resíduos alimentares e 2250 toneladas de resíduos verdes. Com estes valores verificou-se, pela primeira vez ao longo dos últimos anos, um decréscimo na produção de resíduos indiferenciados de 5% (menos 1450 toneladas).

Relativamente às metas e no que refere às Retomas de Recolha Seletiva, a Póvoa de Varzim atingiu 72 kg/hab. ano, superando os 61 kg/hab. ano a que estava obrigada. A meta de Preparação para Reutilização e Reciclagem chegou aos 43.95%, ultrapassando também, pela primeira vez, o valor imposto ao nosso sistema de 35%.