Foram instalados 16 equipamentos de via pública com acesso condicionado e sistema eletrónico de identificação de utilizador para a recolha seletiva de resíduos alimentares. Este projeto é financiado pelo POSEUR-03-1911-FC-000253 e vai permitir servir cerca de 2 700 habitantes do nosso concelho.

Em cada habitação foi entregue um pequeno contentor castanho e uma chave eletrónica para abrir os contentores castanhos da via pública. Neste momento, na Póvoa de Varzim já são cerca de 6 514 habitações dotadas de sistemas de recolha porta a porta ou de proximidade com acesso condicionado, a contribuir para a sustentabilidade ambiental, através do aumento dos quantitativos de materiais recolhidos para reciclagem e valorização orgânica.

Recorde-se que no ano passado, a Póvoa de Varzim conseguiu, pela primeira vez no universo de todos os municípios que integram a LIPOR, ultrapassar a barreira de 100 kg por habitante/ano na meta das retomas de recolha seletiva. O Município da Póvoa de Varzim vai continuar a investir na sustentabilidade ambiental através de projetos de economia circular como este que cuidam do nosso Planeta, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade de vida e o quotidiano dos munícipes, apostas definidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Plano Estratégico 2020-2030