As comemorações tiveram início com a Celebração de Eucaristia, na Igreja Paroquial de Aguçadoura, seguida de Almoço de confraternização no Pavilhão Multiusos de Aguçadoura.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na iniciativa e transmitiu aos presentes a preocupação e carinho do Município para com a população mais idosa do concelho.

Neste sentido, referiu-se aos Centros Ocupacionais de Idosos que a Câmara está a criar no concelho: nas antigas Escolas Primárias da Lapa, de Nova Sintra e ainda de Aver-o-Mar. Estes equipamentos visam dar resposta à grande preocupação do Município com o isolamento na velhice, considerando de extrema relevância a interação social para o desenvolvimento saudável do idoso, a fim de que ele possa conquistar e manter apoio social e garantir melhor qualidade de vida.

Também o Projeto Desporto Sénior é exemplo de investimento na população idosa e o edil assumiu que “muito mais do que um projeto de desporto, trata-se de um projeto social que integra o concelho. Tem sido um projeto muito inclusivo que faz com que todos se conheçam uns aos outros, se protejam, se preocupem com quem não aparece e ainda por cima feito com alegria e movimentação do corpo. É um projeto que já envolve mais de 800 pessoas a praticar desporto de forma gratuita”, revelou, acrescentando que se trata de “um investimento nas pessoas e poupa-se muito dinheiro, nomeadamente, na saúde”.

Aires Pereira falou ainda da implementação dos dispositivos de teleassistência cujo objetivo é “minimizar as consequências de acidentes, quedas e assaltos em casa, promovendo, ao mesmo tempo, algo que é inevitável: o combate à solidão. Sabemos que haverá chamadas apenas pela necessidade de companhia e temos de ser compreensivos às carências das pessoas idosas”.

O Presidente lembrou da existência do Fundo Local de Emergência Social (FLES), destinado a apoiar as situações mais graves, temporárias e excecionais, que não se compadeçam com tempos de espera por outras ajudas institucionais, de que poderá resultar situações extraordinariamente graves, nomeadamente numa população mais frágil como é o caso dos idosos.

O almoço contou com a animação do locutor da Rádio Onda Viva, João Silva, contribuindo para que este fosse um momento de convívio e diversão.

A Beneficente, Centro Social Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Paroquial de Terroso, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Associação de Reformados Poveiros e Fundação Alexandrina de Balasar foram as instituições do concelho que participaram na comemoração da efeméride.