A apresentação decorreu esta tarde, nos Paços do Concelho, e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e do Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho.

O autarca manifestou orgulho na escolha da Póvoa de Varzim como anfitriã deste evento que vai acontecer de 7 a 12 de julho e que vai receber atletas da Croácia, Eslováquia, França, Grécia, Inglaterra e, claro, Portugal. Luís Diamantino sublinhou que esta escolha apenas foi feita pelas condições únicas da cidade e das suas infraestruturas.

Rui Carvalho explicou que a competição irá envolver três modalidades: Atletismo, Boccia e Goalball, nos géneros feminino e masculino, para jovens nascidos entre 2001 e 2005. As equipas incluem jovens com mobilidade reduzida e com limitações visuais. Segundo o Coordenador Nacional do Desporto Escolar vão competir mais de 100 alunos, assistentes desportivos e professores/treinadores.

Rui Carvalho enfatizou uma das atividades paralelas da competição, um Seminário Internacional sobre Desporto Adaptado, que terá lugar no Auditório da Escola Secundária Rocha Peixoto no dia 9 de julho, e no qual estarão presentes cerca de 200 participantes. O tema “O Desporto como espaço e veículo de inclusão” será abordado por David Rodrigues, Presidente da ONG Pró-Inclusão, Conselheiro Nacional da Educação.

Rui Carvalho sublinhou a oportunidade que o Desporto Escolar fornece aos alunos de viajar, ver e conhecer sítios e coisas novas. Por isso, a Rusga da Póvoa irá atuar para os alunos de forma a mostrar uma das tradições poveiras.