Para Aires Pereira este é o “final feliz de um processo que demorou mais do que deveria, devido às sucessivas impugnações e obstáculos criados por terceiros que impossibilitaram as autarquias de defender o bem comum e o direito das populações de ter acesso a transporte público digno e de qualidade”.

Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi dos autarcas que mais esforços encetou junto da Área Metropolitana do Porto, entidade que detém a competência nesta matéria, no sentido de que esta assegurasse transporte público para a região – especialmente para os alunos e residentes de freguesias ou zonas rurais.

Depois de hoje, os municípios da Área Metropolitana do Porto têm condições para, muito em breve, oferecer às populações um serviço público com mais e melhor oferta para os passageiros em termos de preço, horários, número de paragens e tipo de veículos.

No caso da Póvoa de Varzim, que se insere no Lote 3 – Norte Poente (Póvoa de Varzim e Vila do Conde), a cobertura será excelente. 99,8% da população do concelho será servida por uma rede de transporte público, composta por 17 linhas e 339 paragens, operada por autocarros com níveis de emissões controlados.