No âmbito do Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, que se assinala em todo o mundo no dia 2 de abril, o Município da Póvoa de Varzim decidiu abraçar esta causa.
Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da identificação precoce e do acompanhamento cuidado desta doença, foi colocada uma instalação na Praça do Almada, numa iniciativa conjunta com a Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo (APPDA-Póvoa de Varzim/Vila do Conde).
Ao longo da semana, foram várias as pessoas que, graças à mesma, se relembraram da importância de olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo.
Como a cor associada a esta causa é o azul, a fachada do Centro de Atendimento Municipal (CAM) foi iluminada simbolicamente, anteontem à noite, como forma de assinalar a data. Mas não foi só o CAM que ganhou cor neste dia, também os colaboradores municipais se juntaram para manifestar solidariedade com todos aqueles que lidam com esta doença.
O Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo foi criado através da resolução 62/139 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 2007. “Valorize as capacidades e respeite os limites!“ é o tema da iniciativa deste ano e visa reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).