Na Reunião de Câmara, realizada ontem à tarde, os Vereadores aprovaram, por unanimidade, os estatutos da “Póvoa em Transição – Associação pelo Clima da Póvoa de Varzim”. Esta associação vai focar a sua atividade na promoção da transição climática, tendo como sócios fundadores a “Biopolis”, da Universidade do Porto, a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates e o Município da Póvoa de Varzim. Estes estatutos irão, em seguida, à Assembleia Municipal para que a associação possa funcionar em pleno a partir do início de 2024.
Foi, igualmente, tomada uma decisão favorável à aquisição “de uma vez só” do antigo edifício do Colégio da Obra de Santa Zita, que irá permitir a ocupação do imóvel, por forma a serem feitas as “necessárias obras de adaptação”, de imediato. O pagamento do valor total de um milhão e cem mil euros será, deste modo, feito por inteiro e não de forma parcelada em duas prestações, conforme estava estabelecido na primeira proposta.
Por fim, foi aprovado o pedido do Instituto Maria da Paz Varzim para a renovação do estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública e a abertura de um concurso público para aquisição de energia elétrica para as várias instalações do Município no montante de um milhão de euros.
À margem da Reunião de Câmara, o Presidente da Câmara Municipal confirmou à imprensa que as festividades natalícias do concelho começam oficialmente no primeiro dia de dezembro, com a realização do tradicional espetáculo na Praça do Almada e com a inauguração das iluminações de Natal.