Gonçalo Marques, fundador da Shoevenir, começou por colocar a plateia em contacto direto com o seu produto e explicou como surgiu a ideia de negócio: estava em Xangai, em 2019, altura em que o Turismo estava em crescimento e “porque não apresentar um produto diferente?” e que viesse colmatar a falta de oferta de souvenirs. Assim, nasceu a Shoevenir, assente em três pilares fundamentais: sustentabilidade, arte e viagens. 

Gonçalo Marques revelou que todos os modelos são feitos em colaboração com artistas, conseguindo ilustrações brilhantes: “levamos o talento dos artistas aos pés de muita gente”, sendo a sustentabilidade um fator determinante na conceção do produto.

Rui Ferreira desafiou os empresários a não ficarem agarrados às ideias e irem mais além. Para isso, criada em junho de 2012, a Portugal Ventures tem um papel determinante no financiamento e crescimento do ecossistema nacional do empreendedorismo. Apostados na competitividade no mercado global, a sociedade de capital de risco com integração em 2020 no Grupo Banco Português de Fomento investe na diferenciação face à concorrência.

A segunda Póvoa iNOVA Session do dia de hoje trouxe à discussão a liderança no feminino e contou com a participação de Rijarda Aristóteles, Presidente do Clube Mulheresdenegócios.pt, e de Ivete Marques, empresária poveira e CEO da Agrozim, um negócio especializado em produtos para agricultura fundado em 1991, moderada por Miguel Carrapatoso.

Ivete Marques não hesitou em reconhecer que a liderança tem género, admitindo que foi muito difícil estar à frente do seu negócio que é predominantemente dominado por homens. Atualmente, vê a sua capacidade de estratégia e de inovação reconhecida na área, mas percorreu um caminho difícil para chegar até aqui.

Rijarda Aristóteles explicou que o Clube Mulheres de Negócios Portugal nasceu em março de 2020 para dar resposta ao impacto negativo da pandemia nas mulheres, nomeadamente, o desemprego. Neste sentido, depois da experiência que vivemos, a oradora reconhece que a liderança não tem género, tem valores, propósitos e princípios, acrescentando que hoje, mais do que nunca, a liderança tem que se coadunar com as necessidades. 

O III Congresso empresarial da Póvoa de Varzim encontra-se a decorrer, no Hotel Axis Vermar, até ao próximo dia 29 de outubro. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Consulte o programa completo do III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, aqui.