Importante pela actualidade do tema que aborda e pelo excelente painel de perto de duas dezenas de oradores, de onde se destaca a participação de peritos como o Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo, Francesco Frangialli, do Ministro do Turismo de Israel, Yitzhak Aharonovitch, da Ministra do Turismo do Brasil, Marta Suplicy, representantes dos ministérios do Turismo de Portugal, Espanha, Itália e França, da assistente do Director-Geral para a Cultura, da Unesco, entre outros.

O congresso internacional “Turismo Cultural e Religioso – oportunidades para o século XXI”, vai decorrer na Póvoa de Varzim, de 22 a 24 de Abril, no Novotel Vermar, e o programa foi esta manhã apresentado em conferência de imprensa, na Câmara Municipal, com a presença de Monsenhor Cónego Melo e do presidente, José Macedo Vieira, que se congratulou com o facto de a cidade ter sido escolhida para acolher uma iniciativa desta dimensão, que tão bem se encaixa num destino turístico que se tem vindo a direccionar, nos últimos anos, para a vertente cultural e religiosa, que cada dia mais orienta as escolhas de turistas, em busca de algo mais do que o simples tempo de lazer.

 

A Turel, TCR, organizadora do congresso, conta reunir na Póvoa mais de 400 participantes, 40 por cento dos quais estrangeiros, de, pelo menos, cinco nacionalidades diferentes. Para conseguir este ambicioso objectivo, a Turel conta, não só com o excelente programa do congresso como com um conjunto de actividades paralelas, que incluem um salão de artesanato poveiro, a exposição “A Arte e a Devoção”, com imagens religiosas do século XVI ao século XXI e a realização de várias visitas guiadas ao concelho para participantes e para a comunicação social que acompanhar o evento.

turel

O congresso abre no dia 22, com a conferência “Turismo Cultural e Religioso – oportunidades e desafios para o século XXI”, pelo Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo, seguindo-se a primeira mesa redonda com o tema “Turismo Religioso” e que se sub-dividirá por vários outros temas, abordados pelo Arcebispo de Madrid, Cardeal D. António Rouco Varela, pelo Núncio Apostólico da Santa Sé em Madrid, D. Manuel Monteiro de Castro, do Bispo de Leiria e Fátima, D. António Marto, do Secretário do Sínodo da Igreja, na Grécia, Spyridon Katramados, do Ministro do Turismo de Israel e de Daniel Adamson, da Universidade de Harvard.  O programa completo, embora ainda provisório, pode ser consultado em www.congressoturel.org.