Passar para o conteúdo principal

Já foram hasteadas em todas as praias do concelho as bandeiras que distinguem a qualidade das mesmas, nomeadamente: Bandeira Azul, Bandeira de Qualidade de Ouro e Bandeira de Praia Acessível.

As oito zonas balneares com Bandeira Azul são: Barranha  (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião  (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro); Lagoa  (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte  (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I  (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); Zona Urbana Sul II  (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca); Paimó e Fragosa.

Estas praias, que se incluem nas 66 da região do Porto e Norte de Portugal que este ano foram distinguidas com Bandeira Azul têm a partir de ontem, 2 de julho, um guia com todas as suas características, vocacionado para os turistas e operadores da área.

A brochura contém as mais variadas informações sobre as melhores praias da região, contendo pormenores sobre a sua localização, valências e serviços disponíveis e algumas recomendações. O documento, da autoria do Turismo do Porto e Norte de Portugal, foi concebido para os visitantes, mas, sobretudo, para os agentes e operadores turísticos, que podem agregar este guia aos seus canais de comunicação.

Outro galardão atribuído às praias da Póvoa de Varzim tem a designação de “Praia com Qualidade de Ouro”. A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu-o a seis praias: Estela-Barranha, Codixeira, Paimó, Fragosa, Lagoa e Zona Urbana Norte.

As seis praias, que se situam nas freguesias poveiras da Estela, Aguçadoura, Aver-o-Mar e na cidade da Póvoa de Varzim, estão integradas nas 355 praias espalhadas de norte a sul do país, com qualidade ouro indicadas pela Quercus.

Em 2014, existem 544 águas consideradas balneares, em Portugal. No início de todas as épocas balneares, a Quercus atribui a classificação de ‘praias com qualidade de ouro’ às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

Zona Urbana Sul II; Zona Urbana Sul I; Zona Urbana Norte; Lagoa; Fragosa; Quião e Paimó são as praias distinguidas com a Bandeira  “Praia Acessível, Praia Para Todos!”.

O galardão “Praia Acessível, Praia Para Todos!” distingue a criação e melhoria de acessos às praias para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, bem como a disponibilização de toda uma série de estruturas que melhorem, de forma geral, o acesso às zonas balneares. Entre os requisitos que tiveram de ser respeitados para a obtenção do galardão contam-se: a designação de acordo com a legislação nacional; o acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado; o acesso de nível ao areal através de rampas; as passadeiras até à zona de toldos e até à água e outros equipamentos devidamente instalados até ao início da época balnear; as instalações sanitárias, adaptadas e de fácil acesso integradas no edifício do apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; o acesso aos serviços de apoio (bar, primeiros-socorros, etc), contemplado no apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; os equipamentos necessários – tiralós e/ou canadianas anfíbias – já adquiridos, no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa PIQTUR, e a sua utilização será assegurada pelos próprios serviços da Câmara Municipal, pelo MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) e pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim; todas as praias são concessionadas e, por consequência, têm vigilância assegurada pelo Instituto de Socorros a Náufragos, através dos nadadores-salvadores e respetivos meios de vigilância.

Vejas as imagens destas praias.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.