As oito zonas balneares com Bandeira Azul são: Barranha  (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião  (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro); Lagoa  (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte  (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I  (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); Zona Urbana Sul II  (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca); Paimó e Fragosa.

Estas praias, que se incluem nas 66 da região do Porto e Norte de Portugal que este ano foram distinguidas com Bandeira Azul têm a partir de ontem, 2 de julho, um guia com todas as suas características, vocacionado para os turistas e operadores da área.

A brochura contém as mais variadas informações sobre as melhores praias da região, contendo pormenores sobre a sua localização, valências e serviços disponíveis e algumas recomendações. O documento, da autoria do Turismo do Porto e Norte de Portugal, foi concebido para os visitantes, mas, sobretudo, para os agentes e operadores turísticos, que podem agregar este guia aos seus canais de comunicação.

Outro galardão atribuído às praias da Póvoa de Varzim tem a designação de “Praia com Qualidade de Ouro”. A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu-o a seis praias: Estela-Barranha, Codixeira, Paimó, Fragosa, Lagoa e Zona Urbana Norte.

As seis praias, que se situam nas freguesias poveiras da Estela, Aguçadoura, Aver-o-Mar e na cidade da Póvoa de Varzim, estão integradas nas 355 praias espalhadas de norte a sul do país, com qualidade ouro indicadas pela Quercus.

Em 2014, existem 544 águas consideradas balneares, em Portugal. No início de todas as épocas balneares, a Quercus atribui a classificação de ‘praias com qualidade de ouro’ às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

Zona Urbana Sul II; Zona Urbana Sul I; Zona Urbana Norte; Lagoa; Fragosa; Quião e Paimó são as praias distinguidas com a Bandeira  “Praia Acessível, Praia Para Todos!”.

O galardão “Praia Acessível, Praia Para Todos!” distingue a criação e melhoria de acessos às praias para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, bem como a disponibilização de toda uma série de estruturas que melhorem, de forma geral, o acesso às zonas balneares. Entre os requisitos que tiveram de ser respeitados para a obtenção do galardão contam-se: a designação de acordo com a legislação nacional; o acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado; o acesso de nível ao areal através de rampas; as passadeiras até à zona de toldos e até à água e outros equipamentos devidamente instalados até ao início da época balnear; as instalações sanitárias, adaptadas e de fácil acesso integradas no edifício do apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; o acesso aos serviços de apoio (bar, primeiros-socorros, etc), contemplado no apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; os equipamentos necessários – tiralós e/ou canadianas anfíbias – já adquiridos, no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa PIQTUR, e a sua utilização será assegurada pelos próprios serviços da Câmara Municipal, pelo MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) e pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim; todas as praias são concessionadas e, por consequência, têm vigilância assegurada pelo Instituto de Socorros a Náufragos, através dos nadadores-salvadores e respetivos meios de vigilância.

Vejas as imagens destas praias.