Na opinião de Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Turismo, “a Póvoa de Varzim é uma cidade vocacionada para o Turismo”, no entanto, o município pretende “melhorar, aperfeiçoar e tornar mais competitiva a oferta turística”. Convicta de que o Turismo poderá ser um dos meios a apostar no combate às dificuldades financeiras actuais, a autarca considera que “é fundamental investir na gastronomia, valorizando os produtos hortícolas e da pesca, originários da nossa terra e mar”.

Assim, a Pescada à Poveira, como prato principal, e a Rabanada à Poveira, à sobremesa, foram a combinação perfeita servida estes dias, nos restaurantes do concelho aderentes à iniciativa “Fins-de-Semana Gastronómicos”, promovida pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.

Estas duas principais referências gastronómicas da Póvoa de Varzim estarão em destaque, uma vez mais, no próximo fim-de-semana.

No primeiro sábado do mês, dia 3 de Dezembro, às 11h00, será apresentada e entronizada a Confraria dos Sabores Poveiros, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

cartaz_SP'11

A Pescada e a Rabanada à Poveira são os pratos a ser promovidos pelos seus membros. A sua actuação visa estudar, defender e divulgar os pratos tradicionais locais e a sua relação com o turismo, o artesanato, a arte, a ciência, a literatura e o ambiente, quer directamente, quer em complemento de outras actividades histórico-culturais, e promover e apoiar medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas, procurando encaixar de forma harmoniosa a evolução natural dos conceitos gastronómicos.

Através da Confraria, a autarquia pretende “para além de defender os sabores que fazem parte da nossa riqueza cultural, reunir amigos, desenvolver e divulgar o conhecimento e a capacidade de apreciação destas iguarias”. Subjacente a este projecto está também “o desejo de inovar, recriando as receitas tradicionais e dando uma nova imagem aos pratos típicos poveiros”, explicou Lucinda Delgado.

No domingo, dia 4, às 16h00, no Posto de Turismo, realiza-se a XIV edição do concurso “Delícia de Rabanada”. Esta será uma tarde deliciosa, visto que poderá provar e votar no seu doce preferido. Este “prato de prova” terá um custo simbólico que reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho através de um sorteio, ao final da tarde. Aqueles que votarem habilitam-se ao sorteio de uma versão da camisola poveira criada pelo estilista português Nuno Gama.

Acompanhe, no portal municipal, as diferentes iniciativas Sabores Poveiros e delicie-se com o melhor que a Póvoa de Varzim tem para oferecer.