Uma iniciativa da CASES, este prémio é atribuído tendo por base seis categorias distintas, a saber: Inovação e Sustentabilidade; Estudos e Investigação; Estudos e Investigação na Lusofonia; Trabalhos de Âmbito Escolar; Trabalhos Jornalísticos; Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2020.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio tem natureza simbólica, constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se distingam na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na oferta formativa de nível pós-graduado, na realização de trabalhos de âmbito escolar e na publicação de trabalhos jornalísticos em domínios relevantes para a Economia Social. 

As candidaturas estão abertas até 31 de julho, exceto para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, que tem prazo alargado até 30 de setembro. Para se candidatar deve consultar o regulamento desta IX edição e preencher os formulários disponíveis na página oficial da iniciativa.