A cerimónia começou com o hastear da bandeira a que se seguiu um momento solene no Museu do Varzim, em que o presidente da Assembleia Geral, Manuel Agonia, e o presidente da direção do Varzim S. C., Pedro Faria, proferiram as alocuções do aniversário. Como é habitual, o clube convidou ainda o presidente da autarquia, Aires Pereira, a dirigir algumas palavras aos sócios e amigos do clube presentes.

Pedro Faria esclareceu que se está “muito perto de conseguir um acordo que será a viabilidade do clube”, o que o faz ter fé de que o Varzim poderá sobreviver. Aires Pereira sublinhou que o clube poveiro é “respeitado” por instituições como a Federação Portuguesa de Futebol e que é uma coletividade que faz falta ao panorama do futebol nacional.

O autarca reafirmou que o acordo para a resolução do problema do Varzim está a um passo de ser concretizado e aproveitou para lamentar as dificuldades que algumas pessoas insistem em colocar ao processo: “É lamentável que, quando o Varzim dá um passo em frente, haja pessoas a querer que o clube dê, em seguida, dois passos atrás. Sempre que o Varzim consegue que lhe abram uma porta, há sempre alguém que chega com um papel, com uma providência e trata de a voltar a fechar. Se há pessoas que reclamam créditos ao Varzim, a única forma de os vir a receber, caso estes sejam provados, é com o clube livre para sobreviver”.

Tendo em conta o esforço que é necessário realizar por todos para dar viabilidade ao clube alvi negro, Aires Pereira fez o apelo “à contenção e ao bom senso. Permitam que o Varzim sobreviva. Caso contrário, perdemos todos!”

O presidente de Câmara da Póvoa de Varzim confessou ainda que é inexplicável o que se passa com esta instituição, “quando no próximo ano, no Mundial, vamos ter jogadores nascidos nesta casa”.

Depois destas cerimónias, Aires Pereira acompanhou os varzinistas ao cemitério, onde decorreu a tradicional visita aos jazigos dos sócios fundadores do clube, José Martins Reina, Manuel Agonia Frasco, José Teixeira Malhão e Armindo Maio dos Santos Graça. Este ano, o Clube prestou também homenagem ao sócio n.º 1 Américo Santos Graça, ao antigo jogador João Oliveira “Siska” e ao sócio e antigo dirigente Ezequiel Veloso Gomes, falecidos este ano.