Às 16h00, junto ao edifício do ISN/Salva Vidas (Cais da Paz), deu-se o lançamento de flores brancas ao mar, o elemento de ligação entre os povos, no planeta.

O tempo agreste não permitiu o brilho que a cerimónia teve em anos anteriores, mas foram algumas dezenas as pessoas que aderiram ao minuto de silêncio, a que se seguiu o lançamento das flores ao mar. Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Mário Ferraz, mentor da iniciativa, guiaram os presentes neste momento de introspeção, mas também de partilha e amizade.

Na ocasião, Luís Diamantino, saudou os presentes e desejou a todos um Bom Ano, referindo que a Póvoa de Varzim já não passa sem este espaço de celebração da Paz, junto ao mar, que, como escreveu Fernando Pessoa, une os cinco continentes: «Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse.»

O autarca aproveitou para agradecer a todos os que colaboram voluntariamente com a organização e a todas as associações que também aderem ao evento.

Lembrar a Paz será o mote da sessão de encerramento da exposição de trabalhos dos alunos das escolas do concelho (intitulada “Martin Luther King – Eu tenho um sonho”), no Diana Bar, dia 11 de janeiro, às 21h30, com a atuação de Dance Republic – Performing Arts, Dupla Francisco Cruz e Mara São Roque e do Coro Manuel Giesteira.