O Sábado de manhã foi dedicado ao percurso pelo concelho da Póvoa de Varzim, em que vários atletas, desde crianças a adultos, transportaram a tocha acesa, a Chama da Paz, um símbolo internacional e que, a exemplo dos Jogos Olímpicos, foi adotado pela organização para iluminar os caminhos da paz que se vão percorrendo a cada ano na Póvoa de Varzim.

A corrida começou em Balasar às 9h00 e, após passar por todas as freguesias do município, chegou por volta das 13h00 à Póvoa de Varzim. A tocha foi passada de mão em mão pelos diferentes atletas, em cada freguesia, sendo também segurada pelos presidentes das Juntas, que fizeram questão de dar o seu testemunho de partilha neste evento simbólico.

No domingo à tarde, centenas de pessoas concentraram-se no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim para a Cerimónia pela Paz, que incluiu alguns pontos culturais. Tudo começou com a largada de pombos, em frente ao Pavilhão, seguindo-se a grandiosa atuação do Coro St. Dominic’s Gospel Choir, que transportou os presentes para momentos de verdadeira magia.

O abraço pela paz não foi esquecido, para depois os participantes colocarem pés ao caminho até à Praça do Almada num cordão humano, símbolo máximo da Paz entre os homens. Sempre que as condições atmosféricas permitem, o cordão humano é realizado na Póvoa de Varzim e reúne centenas de pessoas, empenhadas em espalhar este gesto de paz, na esperança que ele seja replicado o mais possível, não só na Póvoa de Varzim, mas também pelo país e pelo mundo, a exemplo das ações inspiradoras de Martin Luther King, a personalidade que inspira o evento deste ano.

Outro momento cultural foi apreciado na Praça do Almada com Ciliana Oliveira (soprano) e Mário Ferreira (tenor). A Taça da Paz foi posicionada no interior do Coreto, onde os presentes colocaram as flores brancas, que irão ser atiradas ao mar, no dia 1 de janeiro. É um dos momentos altos e de grande apelo à reflexão íntima neste Encontro pela Paz, que já vai na 15ª edição. Foi com esse momento simbólico que se iniciou o Encontro, em 1999, e que se repetirá no Cais da Paz (junto ao edifício do ISN – Instituto de Socorros a Náufragos), no dia primeiro dia do ano 2014, às 16h00.

Veja aqui as imagens do Encontro pela Paz.