Antes de partir para o Rio de Janeiro, o edil constatou que “esta visita é muito importante porque vai encerrar definitivamente um ciclo de um conjunto de pessoas que fez muito pela Póvoa e deixou um património muito assinalável, como é a Casa dos Poveiros do Rio”. Em relação a esta infraestrutura revelou que “a autarquia poveira tem ajudado e eu mesmo serei portador de mais uma ajuda para a manutenção da Casa dos Poveiros. Este é um sinal de que estamos interessados em manter o nosso património e a nossa presença no Brasil”.

O Presidente aproveitou ainda para fazer uma apresentação, na Casa dos Poveiros, a mais de 500 pessoas, “daquilo que é a Póvoa de hoje e a do século XXI que estamos a preparar”, focalizando-se no “futuro porque é importante que a nova geração tenha esta ideia de modernidade de Portugal e da Póvoa de Varzim, em particular”.

Aires Pereira referiu-se: ao Cine-Teatro Garrett, a sala de espetáculos que reabriu no centro da cidade, a 14 de junho de 2014, e pela qual já passaram muitos milhares de pessoas; ao Castelo (Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição), futuro ponto de encontro na cidade, com vista privilegiada sobre o mar; à antiga fábrica A Poveira, que será reconvertida num espaço de cultura e animação com um conjunto de pequenas lojas de produtos poveiros, a lancha poveira e um centro de formação, especialmente dedicado à confeção de pratos de peixe; à antiga Garagem Linhares, que dará lugar a um novo equipamento na Praça do Almada criando uma nova centralidade e fazendo a concentração de todos os serviços municipais. O investimento de cerca de dois milhões de euros na orla costeira e a requalificação de espaços desportivos através da colocação de relvado sintético em campos de futebol de seis freguesias foram alguns dos exemplos dados pelo autarca em relação aos investimentos do seu mandato.

A aposta na gestão de proximidade, indo ao encontro das pessoas e das instituições, e o dinamismo cultural, desportivo e económico foram duas características destacadas por Aires Pereira, que se mostrou orgulhoso em dirigir um concelho que acolhe um dos maiores eventos literários do país (Correntes d’Escritas), provas desportivas internacionais (Ténis de Mesa, Atletismo e Natação) e as Festas da Cidade que recebem milhares de visitantes.

Ainda no âmbito desta viagem, Aires Pereira, em representação do Município poveiro prestou uma homenagem ao Monsenhor Abílio da Nova, enterrado no Brasil, com a colocação de uma placa na sua campa. Para o Presidente, trata-se de “uma justa homenagem a quem tanto trabalhou e dedicou à Póvoa. O Município tem obrigação de não deixar esquecer o Monsenhor Abílio da Nova”.

O Rancho Poveiro também está a participar nas comemorações do 85º aniversário da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro levando um pouco do cheirinho da nossa terra do mar a esta comunidade distante. Recorde-se que, fundado em 24 de Junho de 1936, pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça, com a finalidade de manter vivos os trajes, danças e cantares dos pescadores, o Rancho Poveiro está prestes a completar 80 anos de existência.

Veja a fotogaleria de alguns momentos da visita.